Fez obras em casa? Guarde bem a fatura pois pode poupar milhares com ela

Todas as obras de manutenção e conservação valorizam o imóvel. Uma casa bem cuidada e que é alvo de intervenções com regularidade aumenta o seu valor de mercado, o que se reflete num bom negócio caso no futuro o proprietário pretenda vender ou arrendar.
10 mar 2022 min de leitura

Os custos que tem com estes melhoramentos são um bom investimento, mas infelizmente só uma pequena parte dos proprietários tira partido de todo o seu potencial. Uma vez concluídas as obras e pagas as contas, as faturas desses trabalhos são arrumadas numa gaveta ou numa pasta e abandonadas ao esquecimento.

E na verdade, é só uma questão de tempo até chegar o dia em que elas são essenciais para lhe poupar milhares de euros, quando for necessário pagar as chamadas mais-valias. Sim, porque como eu tudo na vida, há o reverso da medalha: um bom negócio implica sempre despesas resultantes dos ganhos obtidos.

São conhecidos como mais-valias e consistem no lucro conseguido através da venda de um ativo (neste caso, o imóvel). Basicamente, é a diferença entre o preço pelo qual vendeu e o preço pelo qual comprou o mesmo, sendo que se a diferença for positiva estamos perante uma mais-valia. E sobre essas mais valias haverá impostos a pagar.

Ora, há algumas formas de fazer reduzir estes custos, uma das mais rentáveis (e menos usadas) são os chamados encargos com a valorização do imóvel. E é aqui que entram as obras de melhoria e manutenção da casa, incluindo obras de beneficiação, pinturas, isolamento, mas também os eletrodomésticos fixos (exaustores, ar condicionado, etc.), ou as despesas inerentes à aquisição e à alienação (o imposto IMT, os encargos notariais e de registo predial ou as despesas efetuadas com a certificação energética).

Mas, atenção, estes montantes gastos com obras de manutenção e conservação devem ter sido realizados nos últimos 12 anos e é necessário deduzir estas despesas no IRS, juntamente com os restantes dados da venda do imóvel, estando obrigatoriamente comprovados por faturas. Portanto, já sabe: tudo o que que sejam trabalhos ou equipamentos para melhorar o seu imóvel devem ser justificados com fatura e ficar devidamente guardados, para que na hora de prestar contas lhe garantam uma poupança de milhares de euros.

 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.