Atenção: Já estão em vigor as isenções de IMT e Imposto de Selo para a compra da primeira habitação

Agosto traz excelentes notícias para quem vai comprar casa! A partir de hoje já pode beneficiar da isenção de IMT e Imposto de Selo. Esta medida abrange os jovens até 35 anos que comprem a sua primeira habitação, desde que o valor de compra não seja superior aos 316.772 euros.
01 ago 2024 min de leitura

Comprar a primeira casa para habitação ficou mais barato a partir do dia 1 de agosto, com a entrada em vigor das isenções de Imposto Municipal sobre Transações Onerosas (IMT) e do Imposto do Selo. Estas medidas de incentivo aos jovens podem resultar em poupanças significativas. 

Por ser um incentivo dirigido aos mais jovens, está disponível para quem tenha até 35 anos e pretenda comprar o seu primeiro imóvel para habitação própria permanente. Além disso, não poderá ser titular de qualquer outro imóvel na data da transmissão (ou em qualquer momento nos três anos anteriores). E desde que no ano da compra não tenha sido considerado dependente para efeitos de IRS. 

O diploma do Governo que prevê estas isenções determinou também um teto máximo para o valor da habitação. A isenção será total para os imóveis de valor até ao 4.º escalão do IMT, ou seja, até aos 316.772 euros. Nos casos em que este valor seja excedido – e até aos 633.453 euros –, haverá lugar ao pagamento de IMT na taxa correspondente a este escalão (8%). 

Há ainda outras condições que deve ter em conta para maximizar a poupança na compra da sua casa nova. Durante um período de seis anos, se for dada à casa um destino diferente daquele que esteve na origem da concessão destes benefícios fiscais, os jovens poderão perder o direito a esta isenção e redução de taxas. Por exemplo, se a vender. 

Felizmente, há exceções a estas condições. Se optar pela venda do imóvel ainda dentro do período inicial, mantém os benefícios em casos de alteração da composição do respetivo agregado familiar, por motivo de casamento ou união de facto, dissolução do casamento ou união de facto, aumento do número de dependentes ou alteração do local de trabalho para uma distância superior a 100 km, sempre que o imóvel se mantenha destinado exclusivamente a habitação. 

Não perca esta oportunidade de comprar a sua primeira casa em condições altamente vantajosas, contando com a preciosa ajuda da sua Atual Imobiliária. Os nossos consultores vão ajudá-lo a encontrar o imóvel com que sonha, garantindo que beneficia destas novas e importantes isenções. 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.