Avaliação das casas continua a subir e isso é uma boa notícia para quem compra ou vende

O setor imobiliário continua a ser um dos mais saudáveis da nossa Economia, com uma dinâmica que traz grandes vantagens tanto para compradores, como para vendedores. Negociar um imóvel é, cada vez mais, trabalhar com um valor seguro que garante ampla rentabilidade.
04 mar 2021 min de leitura

Um bom exemplo disso é a avaliação das casas, que é feita pelas entidades bancárias que concedem crédito à habitação. Este valor mantém a tendência de crescimento dos últimos meses, tendo subido em janeiro mais 14 euros, até atingir a impressionante marca dos 1.170 euros por metro quadrado.

As avaliações estão a crescer na região norte (0,9%) e sobem de forma mais acentuada nos apartamentos. A maior valorização incide sobre os T2 com mais 14 euros por metro quadrado, atingindo agora os 1.297 euros/m2, enquanto os T3 subiram oito euros, para os 1.162 euros/m2. Estes dados são fornecidos Instituto Nacional de Estatística (INE), através do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação (IABH).

Ao todo, durante o primeiro mês de 2021 foram feitas 24.857 avaliações bancárias, uma subida de 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior (sendo que nessa altura não estava ainda declarada a pandemia). Estes dados revelam ainda que a média nacional de avaliação de imóveis estava, em dezembro 2020, nos 1.144 euros por metro quadrado. Ao nível regional, no Vale do Ave a avaliação estava na ordem dos 869€ por metro quadrado e no Cávado chegava aos 965€.

Este indicador está a subir há mais de três anos consecutivos e nem com a crise provocada pela pandemia de Covid-19 o crescimento abrandou. A valorização da avaliação de imóveis é favorável tanto para vendedores, como para compradores, uma vez que permite valorizar os imóveis e, ao mesmo tempo, garante acesso a créditos mais benéficos para quem recorre a empréstimos bancários para compra de habitação.

Aproveite já estas condições excecionais e encontre o seu imóvel na Atual Imobiliária.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.