Como posso vender a minha casa se ainda tenho um crédito à habitação?

O mercado imobiliário é muito dinâmico e hoje é capaz de acompanhar as mudanças que surgem ao longo da vida dos proprietários. Seja porque a família cresceu, ou o rendimento familiar melhorou, ou apenas por uma questão de gosto, trocar de casa é um ato cada vez mais usual para quem possui habitação própria.
02 set 2022 min de leitura

Mas este é um negócio muito especial e não pode ser resolvido por uma lógica de “toma lá, dá cá”, como se faz com um carro ou outro bem. Uma vez que boa parte dos proprietários recorre ao crédito à habitação, não é tão simples como vender a sua atual casa e comprar a próxima. Se quer adquirir outra casa e ainda está a pagar ao banco a casa onde vive, é necessário resolver primeiro a situação do crédito existente.


Isto porque quando oficializar a venda, no ato da escritura, o imóvel não deve ter nenhum encargo a ele associado, incluindo o seu crédito. Ora, é nesta fase que muitos proprietários ficam a conhecer a expressão “distrate”, uma palavra que poucos já terão ouvido, mas que é fundamental nesta operação.


O distrate da hipoteca é, no fundo, o seu cancelamento oficializado por um documento emitido pela instituição bancária onde contraiu o seu crédito à habitação e onde se declara que todos os deveres contratuais e dívidas estão devidamente cumpridos. Deve pedi-lo ao seu banco com uma antecedência de pelo menos 10 dias relativamente à data da Escritura de Compra e Venda, sendo necessário que apresente a Certidão Permanente do seu imóvel. Não se preocupe, no caso da Atual Imobiliária, os nossos consultores vão prestar toda a informação e assistência necessárias para que nada falhe na hora de fechar o negócio.


Neste processo, o banco também precisa de ser informado sobre os detalhes da escritura (data, hora, local) de modo a poder enviar um seu representante. Ele fornecerá nesse momento o Distrate em troca de um cheque bancário visado de valor igual ou superior ao montante que está em dívida e que é descrito no documento. Esse valor é calculado e apresentado pelo seu banco e o pagamento efetuado no momento da escritura. Se o desejar, poderá solicitar ao comprador que lhe forneça um dos cheques do seu pagamento com um valor igual ou superior ao montante em dívida ao banco.


O procedimento não é complicado, mas nestas situações aconselhamos sempre que se faça acompanhar em todo o processo de um especialista no mercado imobiliário. Os consultores da Atual Imobiliária são o seu parceiro de eleição, assegurando total apoio nas diferentes fases do processo de venda da sua antiga habitação e compra da nova casa, permitindo-lhe embarcar nesta nova fase com toda a tranquilidade e segurança que se exige num projeto de vida.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.