Mas ir de férias não é sinónimo de sair sem pensar em mais nada. Não é tão simples como fechar a porta à chave e desligar o passador, no contador da água, partindo depois à aventura. A sua casa necessita de cuidados e preparação adequada antes de sair em viagem e deixá-la fechada nesta temporada de férias. 
A Atual Imobiliária conta-lhe tudo o que precisa de ser feito para organizar a sua casa e deixá-la pronta para a sua ausência, evitando incidentes ou ocorrências como assaltos ou ocupação ilegal. 
 
Arrumação antes de tudo 
Uma casa limpa e arrumada é uma prioridade em qualquer altura do ano, em nome da sua saúde, higiene, bem-estar e organização da casa. As férias não são exceção, até porque vai passar algum tempo fora e regressará cansado de tanta atividade, pelo que é fundamental que volte com tudo orientado, até para um mais eficaz desmame das férias. 
Mesmo com a azáfama dos últimos dias de trabalho, procure arranjar tempo para deixar o chão e o pó limpos, cozinha a brilhar, casas de banho higienizadas e prontas para os banhos de regresso, a roupa lavada e arrumada pois na volta das férias o que não lhe vai faltar é roupa para lavar e passar a ferro. Aproveite para dar um jeito no frigorífico, limpando prateleiras ou formações de gelo e doando - ou deitando fora - tudo o que seja previsível que se vá estragar.  
Se tiver uma casa com zonas exteriores, a relva cortada, os caminhos limpos de folhas, sebes aparadas ou árvores cuidadas são fundamentais para dar ideia de presença e não transmitir a outros uma imagem de abandono. 
 
Vigilância 
A segurança doméstica é o melhor amigo de quem viaja. Certifique-se de que os alarmes estão operacionais e que as câmaras de videovigilância funcionam sem falhas. Hoje, estes sistemas têm câmaras ligadas por WiFi, pelo que deve certificar-se de que o router fica ligado e que não há quebras de ligação. Contacte o seu operador de telecomunicações se entender que a rede internet não está a funcionar devidamente. 
 
Deixar alguém a tomar conta da casa 
Caso não tenha sistemas de segurança instalados, deve optar pelos métodos tradicionais. Idealmente, peça a um familiar, a um amigo ou a outra pessoa da sua confiança para visitar a sua casa, de preferência diariamente. 
A entrada e saída frequente dessa pessoa pode ser o suficiente para afastar ladrões que vigiem a sua rua, em busca de casas com donos em férias. E quem diz ladrões diz ocupantes ilegais. Além disso, a presença regular de alguém em casa pode ser fundamental para detetar algum problema: inundação (por exemplo de um vizinho), avaria elétrica, fuga de gás, etc. É também a solução ideal para quem precisa que lhe reguem as plantas, ou mesmo jardins e hortas, bem como a alimentação de animais de companhia que não seja cómodo transportar (pássaros, peixes de aquário, tartarugas, etc). 
 
As aparências iludem... os ladrões 
Para além da visita diária, existem outras formas de dissuadir os amigos do alheio. Convém ter a caixa de correio sempre vazia, ou mesmo programar luzes para se ligarem a determinadas horas (por exemplo, ao serão), de modo a dar a entender que há alguém em casa. Se tiver tecnologia para tal, pode ainda programar aparelhos de entretenimento como rádios, colunas de som, ou mesmo SmartTVs para se ligarem/desligarem remotamente, ou de forma programada. 
 
Trancar bem portas e janelas 
Em matéria de segurança não há melhor prevenção do que dificultar a vida aos bandidos. Não saia de casa sem deixar portas, janelas, portões e outros pontos de entrada na casa devidamente fechados, ou trancados. Com alguma antecedência, verifique-as bem e, se notar algum tipo de funcionamento deficiente, trate da sua reparação antes das férias. Não descure nenhum detalhe, um ladrão experiente encontra sempre pontos de entrada, mesmo através de garagens, pequenos postigos, claraboias, janelas basculantes, etc. 
 
Previna ocorrências caras 
Os assaltos não são a única preocupação. Na sua ausência tudo pode acontecer e até mesmo aqueles incidentes que resolveria rapidamente se estivesse presente poderão originar grandes problemas e despesas avultadas. Certifique-se de que gás e água ficam desligados no contador à sua saída, mas não só. Como em muitos casos o contador fica na rua, ou vão do prédio ao alcance de terceiros (que os poderão religar por brincadeira, ou maldade), assegure-se que caldeiras, fornos e fogões ficam desligados e que todas as torneiras de casa ficam bem fechadas. 
Quanto à eletricidade, obviamente não a pode desligar no contador, pois há diversos equipamentos que têm de permanecer ligados (frigoríficos, arcas, sistemas de vigilância, alarmes) mas deve reduzir o risco de incidentes desligando da tomada todos os equipamentos que não sejam necessários na sua ausência. Uma extensão defeituosa ou um cabo descarnado podem ser o suficiente para um curto-circuito. 
Não se esqueça ainda de rever com atenção a apólice do seu Seguro Multirriscos Habitação, que protege o recheio de sua casa de todo o tipo sinistros, ou roubo. Caso não o tenha, ou precise de atualizar coberturas, não esqueça de consultar o nosso parceiro Atual Resolve, na sua loja online. 
 
Prepare o regresso 
A parte menos boa das férias é sempre o regresso. Se viajar para longe terá os efeitos do jet lag, a somar-se ao desânimo próprio do regresso ao trabalho que se aproxima, além do cansaço que tanta diversão lhe causa, sem esquecer as toneladas de roupa suja que traz na bagagem. 
Para suavizar esta volta das férias é importante que prepare a casa para o seu regresso, antes de partir. Além da casa arrumada e roupas passadas lavadas e passadas a ferro que abordamos anteriormente, antecipe as necessidades da família e deixe refeições já prontas, por exemplo, no congelador, para poupar de um regresso antecipado à cozinha.  
 
Depois disto, resta-lhe apenas concentrar-se na diversão e relaxamento, aproveitando ao máximo este tempo de descanso em família ou entre amigos. Boas férias!