Vai vender a casa e parece-lhe uma excelente ideia dispensar a ajuda de uma Imobiliária? Talvez seja melhor reconsiderar

Todos temos alma de vendedor. Uns mais, outros menos, mas na hora certa, quando é necessário colocar algum bem à venda, encontramos sempre forma de fazer uso de técnicas de venda e recursos de negociação que muitas vezes desconhecíamos em nós.
26 out 2022 min de leitura

Por esse motivo, muitos proprietários optam por colocar as suas casas à venda diretamente, sem recorrer a um consultor imobiliário ou a qualquer tipo de intermediação. À primeira vista, é uma oportunidade imperdível para aumentar os ganhos na venda de casa, cortando comissões e outros custos. Mas a realidade nem sempre é assim tão simples.

A esmagadora maioria dos casos em que a venda é feita diretamente resulta em perdas financeiras (o imóvel é vendido por um preço abaixo do que podia ter sido alcançado se fosse devidamente aconselhado), para além de desperdício de tempo, perda de oportunidades e, nalguns casos, burlas pois em todos os negócios existem oportunistas prontos a explorar as fragilidades do vendedor.

Quando recorre ao serviço de uma agência imobiliária, não está apenas a solicitar uma pessoa que lhe arranje compradores e lhes mostre a casa. Esse é, aliás, o erro de avaliação mais comum de um vendedor de casa pois, na verdade, o consultor imobiliário vai pôr à sua disposição um imenso know-how, experiência e recursos só ao alcance dos profissionais do setor, que têm acesso a formação adequada para esta função. A ajuda destes profissionais vai acrescentar valor à venda e potenciar ganhos que nunca serão possíveis alcançar sozinho.

Se ainda assim fizer questão de abdicar da mediação imobiliária, lembramos que deverá ter pelo menos um conhecimento básico das questões legais e fiscais que envolvem este tipo de negócio. Se não o tiver, no mínimo, deverá socorrer-se de alguém de sua confiança (amigo, familiar) que domine esta área, pois um pequeno deslize com a documentação poderá resultar em custos elevados, que irão certamente reduzir a sua margem de lucro. Já muitos vendedores foram traídos por minutas de contratos copiadas da internet, que escondiam armadilhas com implicações sérias a nível financeiro e legal.

Caderneta predial, Certidão Permanente do Registo Predial, Licença de utilização ou licença de habitação, Certificado Energético ou Contrato-Promessa Compra e Venda são alguns dos termos que terá de passar a dominar se quiser avançar sozinho para a venda de sua casa. Esta é uma fase do negócio que consome bastante tempo e recursos, pelo que deve pensar bem se vale a pena o risco.

Outra situação que normalmente potencia erros da parte do vendedor é o preço. Muitas vezes ele é estabelecido “a olho” (em função daquilo que o vendedor quer lucrar) ou com base em pesquisas informais feitas pelo proprietário (por exemplo, consultam anúncios de imóveis semelhantes, na mesma zona). Uma vez mais, o trabalho do consultor imobiliário pode fazer a diferença, pois as agências têm acesso a informação privilegiada: plataformas de estudos de mercado com análise de imóveis semelhantes que estejam à venda ou tenham sido vendidos recentemente na mesma zona.

Quanto à parte comercial propriamente dita, hoje não basta colocar um letreiro na janela e esperar que o telefone toque. E se tocar, acredite que raramente esses contactos se vão materializar em transações bem sucedidas. Os anúncios de venda de casa em sites especializados, nas redes sociais ou imprensa são os principais geradores de vendas e, nessa matéria, as Imobiliárias têm canais diretos que lhe são acesso aos melhores espaços e sabem, como ninguém, a melhor forma de redigir o anúncio e de o fazer acompanhar de fotografias ou vídeos que vão fazer a diferença na hora do comprador escolher. Além disso, as Imobiliárias dispõem de uma carteira própria de clientes que, nalguns casos, dispensa mesmo a publicação de qualquer anúncio.

Finalmente, terá ainda pela frente aquele que é muitas vezes o elemento decisivo na venda de um imóvel: gerir os contactos dos potenciais compradores, agendar as visitas e acompanhar os interessados durante essas visitas. Haverá sempre perguntas a que terá de responder, questões que podem não ser bem esclarecidas e resultam na perda de valor ou em ofertas mais baixas da parte do comprador. Novamente, a mediação imobiliária existe para acompanhar as visitas de forma profissional, com “lição estudada” e com formação própria para valorizar até os mais pequenos detalhes de sua casa.

Se tem um imóvel para venda e pretende tomar uma decisão sensata, sem embarcar em aventuras de final imprevisível, a Atual Imobiliária é o seu parceiro de eleição, com uma equipa altamente treinada e competente, capaz de valorizar o seu imóvel e assegurar um negócio sem sobressaltos. Contacte-nos e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu imóvel.

 

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