Sete passos seguros para comprar a sua casa sem tropeçar

A compra de um imóvel é muitas vezes o projeto de uma vida e, por esse motivo, deve ser muito bem pensada e calculada. Não é um negócio que possa ser feito por impulso e, por isso, exige uma boa organização.
21 abr 2022 min de leitura

Planear devidamente todos os passos vai fazer a diferença entre um excelente negócio e uma compra apressada, que acaba por sair bastante mais cara. Para que não se perca neste que é um dos momentos mais importantes da sua vida, juntamos toda a informação de que vai precisar em sete breves

Encontrar um agente imobiliário de confiança
Ainda antes de começar a olhar para os anúncios das casas à venda, é indispensável que se socorra de um profissional competente e de plena confiança, capaz de o acompanhar em todas as fases deste processo. É o consultor imobiliário quem o ajuda a encontrar a casa que mais se ajusta àquilo que procura, quem trata de todos os contactos incluindo o agendamento de visitas, quem o apoia nas questões administrativas mais complexas e até mesmo na solução de financiamento para que a compra da casa não seja uma despesa demasiado pesada.
É possível negociar e adquirir um imóvel sem a ajuda de um agente imobiliário, mas acredite que sem ele tudo se torna mais difícil, demorado, arriscado e, claro, muito mais caro. Na Atual Imobiliária temos à sua espera os profissionais mais competentes e conhecedores do mercado, dispostos a assisti-lo em todos os momentos e a não descansar enquanto não encontrar a casa que tanto procura.

Pré-aprovação do crédito à habitação
É certo que existem compradores que adquirem um novo imóvel sem pedir qualquer financiamento, mas a verdade é que a maior parte recorre ao crédito à habitação. Existe a ideia – errada – de que só se deve pensar no financiamento depois de encontrar a casa certa, mas a verdade é que é cada vez maior o número de compradores que opta pelo pedido de pré-aprovação junto da entidade bancária.
Basicamente, consiste em pedir a simulação de várias opções de crédito à habitação, de modo a perceber quais são os limites com que o comprador pode contar. Este é um passo decisivo para fazer um bom negócio, sem uma sobrecarga excessiva no orçamento familiar, levando em conta elementos como a taxa de esforço, as taxas cobradas pelo banco, o prazo do reembolso, a situação profissional dos requerentes e mesmo o valor de entrada que têm disponível.

Procurar a sua casa
Agora que já tem do seu lado o agente imobiliário certo e sabe quanto pode gastar, é tempo de começar a procurar a sua casa. Uma visita aos sites de compra e venda de habitação pode ser
especialmente aliciante e, nalguns casos, como “os olhos também comem” pode deixar-se seduzir por uma vista deslumbrante ou uma vizinhança de eleição.
Mais uma vez, convém ter os pés bem assentes na terra e dar margem de manobra ao agente imobiliário que escolheu para o acompanhar. Há aspetos que muitas vezes escapam ao olhar menos treinado e que fazem a diferença, como uma manutenção menos cuidada, uma construção de menor qualidade e outros eventuais problemas que só se manifestarão no futuro. Na Atual Imobiliária temos uma vasta carteira de imóveis que os nossos experientes consultores saberão ajustar às necessidades da sua família.

Negociação, onde pequenos detalhes fazem a diferença
Finalmente encontrou o apartamento ou a casa que tanto procurava. Uma parte do trabalho está feita, mas vem agora a parte delicada. A chave para uma boa negociação é a paciência e uma certa dose de resistência ao cansaço. Os nossos agentes imobiliários recomendam sempre que pense muito bem antes de avançar com a primeira proposta.
Depois de conhecer o preço, deve contrapor um valor que seja razoável, que não “assuste” o vendedor” e que ao mesmo tempo lhe garanta a si uma margem para conseguir o preço final mais acessível para o seu orçamento. Lembre-se que o preço que lh foi apresentado pelo vendedor será proporcional à oferta e terá por base vários critérios do mercado imobiliário que valorizam ou desvalorizam uma habitação. Uma primeira contraproposta muito baixa pode condicionar toda a negociação e, em último caso, deitar por terra o negócio.


Contrato de Promessa de Compra e Venda
A negociação foi bem sucedida? Muitos parabéns, está cada vez mais perto de comprar a sua nova casa. Seguem-se os detalhes burocráticos, onde novamente o consultor imobiliário joga um papel decisivo. O passo seguinte é a assinatura do Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV), onde vendedor e comprador se comprometem a assinar um contrato definitivo, posteriormente, para confirmar a venda em definitivo (ou seja, a escritura de compra e venda).
Nem sempre é necessário o CPCV, mas é indispensável nos casos em que o comprador esteja a aguardar a aprovação de um pedido de financiamento e quando o imóvel não possua licença de habitação ou simplesmente não esteja pronto a habitar. Nesta fase, será necessário sinalizar o negócio com um valor que será uma “entrada”, quase sempre com capitais próprios e num valor a acordar entre ambos (por vezes, na casa dos 10%). Uma vez mais, o agente imobiliário está lá para o ajudar.

Financiamento
Como nesta fase já fez a pré-aprovação do crédito à habitação, tudo será mais simples. A concessão do seu empréstimo será apenas uma formalidade, desde que tenha conseguido manter o orçamento dentro dos limites que estabeleceu inicialmente e, claro, se não houve, entretanto, alterações significativas na vida familiar (uma situação de desemprego, uma doença incapacitante).
Não esqueça que desde 2018 os bancos não podem financiar a totalidade do valor da casa, apenas uma percentagem situada entre os 80% e 90% do valor do imóvel. Mas não se preocupe, para o ajudar neste passo decisivo contamos com o apoio do nosso parceiro Atual Resolve, o seu intermediário de crédito que faz a ligação entre si e as instituições de crédito (bancos, financeiras, etc), garantindo as melhores condições no seu crédito à habitação.

Escritura
A compra da sua casa está cada vez mais próxima. Um dos passos mais importantes é também um dos últimos e é através dele que concretiza a compra de um imóvel, conforme foi acordado no CPCV. Mais uma vez, o agente imobiliário está lá para o ajudar, lembrando a documentação necessária para que não haja sobressaltos de última hora.
Deverá ter os seguintes elementos: certidão predial permanente atualizada; caderneta predial urbana; licença de utilização; planta do imóvel; ficha técnica do imóvel; certificado energético e, no caso de se tratar de uma habitação com hipoteca, o distrate. É feita num Cartório Notarial ou numa Conservatória do Registo Predial e, uma vez assinada, o dinheiro muda de mãos e a chave de casa também, passando o leitor a ser o legítimo proprietário da sua nova casa.

E agora, o último passo: aproveitar o melhor da vida, na sua nova casa. Já tem a chave na mão e a parte mais complexa está resolvida. A parte final pode ser a mais esgotante fisicamente, mas também será a mais divertida. É hora de fazer pequenos arranjos em casa, personalizando algumas divisões ou decorando-as a seu gosto. As mudanças são um desafio, mas podem também ser um motivo de reunião familiar, onde todos ajudam e, quem sabe, no fim inauguram a cozinha de casa com um pequeno banquete. Divirta-se e seja feliz na sua nova casa.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.