A subida de preços obriga a poupar energia, mas pode aproveitar o melhor da sua casa sem abdicar do conforto

A escalada dos custos da energia parece não ter fim à vista. Só no primeiro mês deste ano, o preço da eletricidade subiu 1,6% no mercado regulado, quando comprado com o mês anterior (dezembro de 2022). E se comprarmos com os valores médios de todo o ano passado, o aumento é de 3,3%.
13 fev 2023 min de leitura

Com a fatia da energia elétrica a engordar a cada mês, roubando importantes recursos ao orçamento familiar, a solução mais acertada para a sua carteira – mas também para o meio ambiente – é pôr em prática um plano de efetiva poupança. Mas como o fazer, mantendo ao mesmo tempo as condições de bem-estar, segurança e boa conservação da sua casa?  


Mudar rotinas, ganhar novos hábitos, descobrir truques, improvisar ou mesmo investir em novas soluções, dispensando outras que o fazem perder dinheiro são algumas das medidas que os especialistas da Atual Imobiliária organizaram, a pensar na sua qualidade de vida e na saúde das suas finanças. 


Começando pela iluminação, que é um dos elementos essenciais nas nossas habitações, deve privilegiar sempre a iluminação natural, aproveitando os espaços junto às janelas durante o dia. Para uma maior poupança, convém também que desligue todas as luzes das divisões que não estão a ser usadas nesse momento e, numa lógica de investimento, substituir as tradicionais lâmpadas incandescentes pelas de fabrico mais recente (classe A), que garantem a poupança de perto de 1 euro por mês. 


O desperdício é um dos maiores responsáveis pelo preço elevado da eletricidade, podendo evitá-lo com gestos simples. Desligue a tomada dos aparelhos quando acabarem de carregar e, principalmente, não deixe aparelhos no chamado modo de espera. Neste caso, se desligar da tomada televisões, computadores e demais equipamentos elétricos poderá assegurar uma poupança de até 10% todos os meses. 


A boa gestão dos aparelhos elétricos, por seu lado, contribui decisivamente para a redução dos custos energéticos mensais em sua casa. Garanta que os frigoríficos estão bem fechados, com alimentos devidamente acondicionados e portas bem fechadas, e que as máquinas de loiça e roupa são postas em funcionamento apenas com a carga máxima (totalmente cheias), sendo que na lavagem de roupa pode abdicar da máquina de secar nos meses menos frios, secando as roupas no exterior (coloque um estendal no terraço, ou mesmo numa varanda mais espaçosa).  


No que diz respeito ao aquecimento, na maioria das situações os sistemas de ar condicionado de tipo inverter levam vantagem ao nível da economia e eficiência. O preço de aquisição e instalação até pode implicar algum esforço, mas acaba por recompensar relativamente a outras soluções mais baratas, mas de consumo mais elevado, como os convetores ou termoventiladores. Em todo o caso, pode apostar em soluções tradicionais, como as salamandras ou recuperadores de calor, sendo que estes, por utilizarem lenha e outros materiais semelhantes, requerem uma muito boa manutenção, de forma a preservar a sua saúde, mas também a segurança do espaço. 


Finalmente, poupe mais algumas dezenas de euros fazendo o correto planeamento do uso energético em sua casa. A tarifa bi horária pode ser uma excelente solução, com algumas tarefas como a lavagem de roupa ou louça a serem feitas em períodos mais económicos como noite e fim de semana. Para isso, pode fazer a simulação de custos junto de diferentes operadores (vários sites têm essa opção). E, claro, sempre que pensar em adquirir um novo equipamento elétrico, deve optar pelos de classe A, A+ e A++, que permitem uma gestão de consumo de energia mais eficiente e, por esse motivo, são bastante mais económicas a médio prazo. 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.