Prepare a sua casa para o Inverno

A chegada dos meses frios e chuvosos obriga a cuidados redobrados nas nossas habitações. Saiba tudo o que tem de fazer para garantir uma casa segura e confortável durante o inverno.
07 nov 2024 min de leitura

O inverno não tarda e é tempo de começar a preparar as nossas casas para fazer frente aos rigores de tempo frio e chuvoso que se avizinha. É verdade que os dias ainda amenos de outono convidam ao lazer e à distração, mas há trabalho a fazer dentro de portas, de maneira a garantir que este não será o inverno do nosso descontentamento.
Uma boa preparação doméstica pode evitar o desperdício de energia, garantindo assim uma generosa poupança nas contas da eletricidade e do gás, sem esquecer do conforto e bem-estar de toda a família. Além disso, uma maior durabilidade da sua casa depende destes trabalhos, prevenindo despesas e custos desnecessários em obras e reparações posteriores.
A Atual Imobiliária dá-lhe a conhecer algumas das tarefas necessárias para reforçar a sua casa, protegendo-a de fatores como humidade e baixas temperaturas. Vamos conhecê-los mais em detalhe:

Comece por cima
O telhado é talvez a área mais exposta à ação erosiva do inverno, principalmente se vive numa moradia, ou vivenda. Comece por inspecionar previamente o topo da sua casa, certificando-se de que a impermeabilização do telhado e paredes permanece em bom estado. Disto depende a resistência do imóvel à humidade e infiltrações de água, tão frequentes quando começa a chover.
Provavelmente, será necessária a limpeza de musgos, galhos e ramos, ou até trabalhos mais complexos. Mesmo tão perto do inverno, ainda é possível fazer algum tipo de intervenção ao nível do reforço da impermeabilização, ou mesmo operações mais simples como a substituição de telhas.

Já no caso dos apartamentos, o terraço ou coberturas devem também ser alvo de trabalhos de limpeza e manutenção, mas nesse caso a responsabilidade é de quem gere o condomínio, cabendo-lhe a si alertar a empresa ou pessoas que tenham a seu cargo essa função.

Calhas e chaminé
Aproveite que ainda está na parte superior da habitação e cuide de duas áreas que por esta época são sujeitas a uma sobrecarga. É essencial uma boa limpeza de calhas e caleiras do telhado, nesta altura tão atafulhadas de folhas, de modo a permitir que a água da chuva escoe livremente, sem entupimentos que tantos estragos podem causar.
Quanto às chaminés, terão de ser verificadas atentamente, se necessário por um profissional da área. Quer o seu uso seja exclusivo de cozinha, quer seja de lareiras ou fogões de sala, antes do início do inverno a sério é necessário fazer uma inspeção detalhada do interior e, eventualmente, uma limpeza mais a fundo com produtos de específicos para o efeito. Caso não seja feito, o seu uso intensivo nesta época pode originar algum tipo de incêndio e acidente.

Isolamento Térmico
Controle as entradas e saídas. Uma das formas mais eficazes de manter a temperatura agradável e os níveis de humidade controlados é evitando que o ar frio entre e o ar quente saia. Para isso, é indispensável um bom isolamento térmico, em especial nos pontos mais vulneráveis, como janelas e portas.
Devem estar corretamente isoladas e vedadas, de forma a impedir infiltrações de água, mas também de ar frio. Poderá assim manter a casa aquecida, assegurando um menor consumo de energia elétrica, com poupanças que podem atingir os 50 por cento.


Faça-se luz, na escuridão do inverno
Não é só a temperatura que muda nestes meses frios, também a iluminação sofre os efeitos do inverno. Há menos horas de luz, o sol esconde-se durante mais tempo – semanas inteiras, por vezes – e nem sempre é possível tirar o melhor partido da iluminação natural proveniente de janelas e vidraças.
Reorganizar a iluminação dentro de casa é essencial nesta época do ano, não apenas em nome da poupança, mas também para o seu bem-estar emocional. A luz em tom amarelado, ou quente, pode tornar a divisão mais aconchegante, conferindo-lhe uma certa sensação de calor. Caso ainda não o tenha feito, aproveite a mudança de estação para instalar lâmpadas LED, que são energeticamente mais eficientes, representando poupanças na conta da luz que podem ascender aos 85 por cento.


Torne o aquecimento mais inteligente
Manter a temperatura agradável dentro de casa é um dos grandes desafios do inverno, podendo representar mais de 40 por cento do consumo doméstico nesta época. Por vezes, erradamente apostamos na quantidade e potência de equipamentos, ignorando que a chave está na eficiência.
Opte por aparelhos de classificação energética mais elevada e sistemas de gestão inteligente, que lhe possibilitarão um aquecimento doméstico mais uniforme e duradouro. Lembre-se também que definir a temperatura ideal do ambiente vai tornar mais eficiente o equipamento de aquecimento.
Se optar por outro tipo de sistemas, tenha em atenção que a instalação de uma caldeira pode reduzir o consumo de energia em até 30 por cento, mas deve sempre investir na sua manutenção, pois os meses de inatividade podem influenciar negativamente no seu comportamento, caso não sejam revistos por um técnico.

Antecipe os imprevistos
Não sendo Portugal um país muito sujeito a intempéries, há sempre que estar alerta para as tempestades e outros fenómenos climatéricos que podem atingir-nos com maior intensidade agora no inverno. Prepare-se para quebras de energia, mantendo na arrecadação uma reserva de lanternas, pilhas, velas e fósforos, além de powerbanks carregados para dar apoio aos telemóveis e outros aparelhos eletrónicos.
Se vive numa zona de certa instabilidade, talvez não seja má ideia o investimento num gerador, que por algumas horas vai manter a casa a funcionar, em especial frigoríficos, aquecedores ou fogões. E já que falamos em segurança, dedique algum tempo à limpeza da lareira, ou recuperador de calor, podendo até optar por manter em casa pelo menos um extintor, ou mesmo instalar detetores de fumo.
No intervalo destes trabalhos, aproveite para rever com atenção a apólice do Seguro Multirriscos da sua Habitação, verificando as coberturas do mesmo. Os imponderáveis acontecem e é sempre bom estar prevenido, com uma garantia de que a seguradora vai cobrir eventuais danos e custos de reparação. Na dúvida, contacte o nosso parceiro Atual Resolve que o irá ajudar a encontrar a mais completa e económica solução de seguros para proteger a sua casa.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.